Aquecimento global, biocombustíveis, alimentos transgênicos, células-tronco, redução da biodiversidade, nanotecnologia, aprendizagem, impactos da ciência na sociedade, papel da escola e da universidade, desenvolvimento econômico, movimentos sociais, multiculturalismo dentre outros.
Temas relacionados com a ciência e a tecnologia e seus impactos estão cada vez mais presentes nos meios de comunicação e no nosso cotidiano. Esses assuntos interferem na vida das pessoas e exigem uma participação ativa da sociedade nas tomadas de decisões tanto no âmbito público como no privado.
Para tanto, se faz necessário uma aproximação mais intensa do debate entre ciência, tecnologia e sociedade, ampliando os fóruns de discussão para além dos muros da escola ou dos currículos formais.
Ações de divulgação científica têm acontecido em diversos espaços, como museus, centros de ciências, revistas, programas de rádio e televisão, esses meios têm problematizado os impactos da ciência na sociedade, promovendo a participação da população na discussão sobre assuntos dessa natureza. Essa abordagem está mais correlacionada ao modelo de participação pública (LEWENSTEIN, 2003) o qual se baseia no compromisso de democratização da ciência e da tecnologia até a formulação de políticas quanto a essa temática. Sendo que a valorização do diálogo entre cientistas e não-cientista é uma condição necessária para o desenvolvimento dessas atividades (DURANT, 1999).
A Diretoria Executiva Regional 1 da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, acredita que uma das formas de fomentar a alfabetização e divulgação científica, com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso e de produção de significados sobre o conhecimento científico e aplicações tecnológicas pela população, é por meio de políticas de parcerias entre diferentes instituições e atores. A proposta de realização de um Café Científico vem ao encontro desse anseio.
O Café Científico é um fórum no qual qualquer pessoa pode discutir acontecimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para debater questões científicas, numa atmosfera agradável, informal e acessível. Qualquer pessoa que esteja interessada em discutir ciência pode participar.
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*Referencias Bibliográficas:
DURANT, J. Participatory technology assessment and the democratic model of the public understanding of science. Science and Public Policy, v. 26 (5), p. 313-319, 1999.
LEWENSTEIN, BV. Models of public communication of science and technology. No ar desde 2003.Disponível em: acesso em 10 nov. 2005
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** Aguarde, em breve este espaço conterá informações sobre o início de nossas atividades.
Nosso contato é: cafecientificosp@ymail.com
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